Amizade

“Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos.”Sócrates

 

A amizade é algo muito valioso, e é muito bom ter amigos, mas já reparou que você atrai aquilo que você mesmo é. Muitas pessoas reclamam de só ter amigos interesseiros ou falsos, mas ela esquece de se auto avaliar, será que ela mesmo não procura amizades por interesse e por isso só atrai esse tipo de amigo?

É algo a se analisar.

Se pergunte agora: Que tipo de pessoas eu atraio para perto de mim? Que tipo de amigos eu tenho? Quais são os fundamentos para as amizades que ando nutrindo?

Se suas respostas forem ruins, faça uma autoanálise e veja com quais intenções verdadeiras você faz amizade com as pessoas. Busque perceber qual é sua atitude como pessoa e como os outros olham você. Pois você atrai aquilo que você é!

Quando você admira uma pessoa, o bom é você estar perto dela, andar com ela, assim você se parecerá com ela. Pessoas dignas de serem admiradas tendem a ter muitos amigos, pelo simples fato de que um bom caráter é digno de admiração, e essa admiração nos faz querer aprender com essa pessoa. Assim, se forma um ciclo de grandes exemplos, você anda com alguém de bom caráter, aprende a ser uma pessoa admirável, e outras pessoas andarão contigo, se tornando também pessoas dignas de admiração. Essas amizades puras, verdadeiras e dignas de admiração vão crescendo e ensinando outros à sua volta.

Você com certeza também já ouviu a frase: “Diga com quem andas, e eu te direi quem és”. Porém, você pode andar com pessoas de má índole e influenciá-las, ao invés de ser influenciado. Você pode se aproximar delas como um influenciador, e assim, ser um bom exemplo para ensiná-las. Mas a frase tem seu lado de verdade, que se trata do “você atrai o que você é”. Você se aproximar de pessoas com um caráter não admirável para influenciá-las, é algo bom, porém, se você perceber que só atrai pessoas assim, algo precisa ser analisado em seu próprio caráter.

Esses aspectos devem ser sim analisados, pois as amizades constroem parte de quem nós somos como seres humanos. Parte do que você fala, faz e pensa vem das pessoas dentro do seu ciclo de amizade. Parte dos seus assuntos, gostos e conhecimentos vem das amizades à sua volta. Nossa personalidade nasce conosco, mas nosso caráter é construído durante nossa vida, e amizades são parte importante para definir quem somos e quem seremos. Afinal, um amigo tem muita influencia sobre nós e devemos ter uma influência boa e admirável sobre eles.

O filósofo Francis Bacon disse que “A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas”, ter amigos é importante também para desabafarmos quando estamos tristes e ter alguém que sorria conosco quando estivermos felizes, por isso é tão importante ter amizades verdadeiras. Como vamos desabafar nossas dores e tristezas com alguém em quem não confiamos? Ou como podemos dividir alegrias com alguém invejoso?

A escolha das pessoas que farão parte do seu ciclo de amizade é algo que deve ser feito com cuidado, mas deve ser feito. Ter amigos é uma das maiores alegrias da vida, então, mesmo que as vezes seja complicado, mesmo que nem todas as amizades durem para sempre, mesmo que algumas se mostrem fracas e você as perca, mesmo com não sendo fácil ter amizades sinceras, nós devemos ter amigos! Devemos saber regar e cuidar dessas amizades com carinho e paciência, porque mesmo com dificuldades, personalidades diferentes, gostos nem sempre iguais, é muito bom ter amigos!

E finalizo com mais uma citação de Francis Bacon: “Não há solidão mais triste do que a do homem sem amizades. A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto.”

criarum
Write a Comment