Design em Tudo. Tudo em Design.

Ao contrário do que muitos pensam, o design não está apenas nos cartazes, nas propagandas, nas embalagens ou nos sites da internet – ele está em todos os lugares ao nosso redor. Tudo o que olhamos é produto do design, até mesmo a natureza, que é design de Deus.

Os produtos e soluções oferecidos pelos profissionais dessa área fazem grande diferença no dia-a-dia das pessoas e empresas, afinal, o seu grande papel é facilitar a interação de todos com o mundo a nossa volta.

A palavra “design” ganhou destaque após a Revolução Industrial, quando a criatividade, a técnica, arte, ciência e tecnologia iniciaram uma caminhada lado a lado. Com um pouco mais de sensibilidade, porém, podemos reconhecer que os desenhos feitos pelos homens das cavernas já cumpriam o papel de informar sobre o ambiente em que viviam.

lascaux_12

Voltando para os nossos dias, não é difícil identificarmos o design ao nosso redor. Ele está nos eletrodomésticos, nas roupas, nos carros, nos livros e revistas, enfim… em todos os lados podemos ver como essa arte facilita nossas vidas. Quando uma peça é bem pensada, ela vai além da beleza: é organizada e leva em conta a usabilidade e ergonomia. Esses cuidados são essenciais para que o usuário sinta-se atraído a ler, a comprar e usar determinado produto ou serviço. Afinal, muitas pessoas simplesmente não tem tempo ou paciência de ler textos enormes escritos com letras miúdas e nem querem navegar em sites desorganizados e mal elaborados.

Se pensarmos um pouco além, identificamos como o design também facilita a vida de Pessoas com Deficiência (PcDs). As rampas para deficientes físicos ou o piso especial que facilita o deslocamento de pessoas cegas que usam bengalas, trata-se não apenas de obras e engenharia e urbanismo, mas também de designers que entregaram soluções para um problema constante de PcDs.

O bom design é intuitivo, é fácil de ser utilizado. Ele deve ser pensado estrategicamente para facilitar a interação do usuário com a sua necessidade. Planejamento, estudo, habilidade, criatividade e muito trabalho fazem parte da rotina dos designers que trabalham como verdadeiros artistas do mundo.

– Mayra Weber

criarum
Write a Comment