Sobre a Criarum

A Associação Criarum, é uma Organização da Sociedade Civil, que atua desde 2014 na área de Assistência Social e Educação, atendendo adolescentes de 12 a 18 anos em vulnerabilidade social da cidade de Curitiba.

Nossa Missão

Ampliar a perspectiva de futuro pessoal e profissional de adolescentes em vulnerabilidade social e/ou emocional, promovendo o desenvolvimento de princípios e valores que norteiem o relacionamento saudável consigo, a família e a sociedade.

Visão

Transformar realidades capacitando pessoas para atuarem nas áreas de influência da sociedade.

Valores

 Amor, cuidado, excelência, criatividade e transformação.

Testemunhos

Mariana dos Santos Rodrigues Sousa

“É uma família para mim.”

Gustavo H. Rodrigues Mendes

”Um lugar de aprendizado e liberdade para criatividade.”

Guilherme Moraes Gomes

”Criar1, o lugar onde encontrei o valor da minha singularidade.”

Diogo Gomes

”Uma segunda família que me ajudou a crescer como pessoa.”

Brendow R. de Carvalho

”Criar1 para mim é muito mais que um lugar que oferece cursos, é uma segunda casa e uma segunda família.”

Nossa História

Trabalhava com esse público em minha comunidade local, por isso, já sabia quem deveríamos beneficiar: adolescentes! Decidi então contatar uma Associação que os abrigava quando em situação de risco. Visitei o local, conheci os atendidos, a estrutura e as atividades desenvolvidas.

Eles cuidavam de bebês até pessoas com 18 anos. Essa é a idade limite que uma ONG pode receber alguém. Caso não seja adotado, poderá ser direcionado as repúblicas, ir morar com algum familiar ou o que acontece muitas vezes, sair dali, não se adaptar e entrar para a criminalidade e/ou prostituição a procura de sustento e proteção.

Ao conversar com o superintendente do local, perguntei sobre os que já haviam sido abrigados e quantos ingressaram em uma faculdade. E para minha surpresa, a resposta foi: “Nesses mais de 30 anos de instituição, nós já recebemos cerca de 700 adolescentes aqui. Desses, somente UM entrou para a faculdade.”

A informação me chocou, porém, isso não mudava essa realidade. Me aproximando deles com outras pessoas que abraçaram a ideia, logo percebemos que muitos não tinham perspectiva de futuro. A partir daí, iniciamos a Criarum, oferecendo cursos profissionalizantes na área de Comunicação. 

Descobrimos talentos naturais e desenvolvemos novas habilidades nas áreas de fotografia, edição de vídeo, design gráfico, redação, marketing e mídias sociais. O nosso objetivo vai além de profissionalizá-los, geramos perspectiva de futuro profissional e pessoal, ajudando-os a descobrir o seu propósito de vida.

De forma simples, a CriarUm é uma comunidade de pessoas em constante aprendizado e crescimento, que existe para transformar realidades! 

Se você tem o “querer” já é suficiente… vem com a gente!

Caminhar em direção a um objetivo, dar passos, acreditar. Se unir a pessoas que compartilhem a mesma visão e transformar sonhos em realidade.


Um forte abraço!

Denise Cortazio.

 
Criarum